28 de jan. de 2015

Resenha do livro "A menina que roubava livros"




Créditos à imagem (aqui)

Título original: The Book Thief
Autor: Markus Zusak
Tradução: Vera Ribeiro
Editora: Intrínseca
Ano: 2007
Gênero: romance, drama
Páginas: 480

 "Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler"

 O livro começa com a apresentação da narradora, a Morte, que começa a contar a história de Liesel Meminger do seu ponto de vista. Tudo começa na Alemanha nazista, em 1939. O irmão de Liesel morre e o coveiro que o enterra deixa cair um livro (O Manual do Coveiro), primeiro de muitos que a menina roubaria. Sua mãe, comunista, a entrega para um casal que a adota por dinheiro. Hans Hubermann (seu novo pai) é bondoso e a ensina a ler e escrever. Sua mãe (Rosa Hubermann) é fria e agressiva, apesar de ter um coração bom. Logo ela conhece Rudy Steiner, seu vizinho e colega de classe, com quem vive aventuras e pratica vários roubos, inclusive à biblioteca do prefeito, onde encontra livros que a inspiram. Quando Max (um judeu cujo pai salvou a vida de Hans) aparece em sua casa, ela ajuda a esconder o rapaz ao mesmo tempo em que faz amizade com ele. 
  O livro começa de forma bem poética, com pensamentos e notas da própria Morte. A estruturação do texto, diferenciada, pode parecer estranha no começo, mas com o avançar da leitura isso se torna mais agradável e torna a história mais interessante ainda. A mistura de temas diferenciados, como a Segunda Guerra Mundial e a idolatria a Hitler na Alemanha nazista, a pobreza, o luto e a angústia causados pela morte de entes queridos e até mesmo a descoberta do amor, adicionam ao livro drama, diversão, romance e até mesmo um valor pedagógico, fazendo-nos ficar mais interessados na história da Segunda Guerra.
  Com certeza um dos melhores livros que já li, super recomendado!

"Odiei as palavras e as amei, e espero tê-las usado direito"


2 comentários:

  1. Eu ganhei esse livro, mas antes, já tinha visto o filme, então.. Mas, mesmo assim, vou ler e eu adorei o filme, então, o livro deve ser muito bom também.
    Adorei a resenha!

    Beijos | Quebrar o Silêncio

    ResponderExcluir
  2. Oii indiquei o seu blog para fazer uma tag !!
    http://s3mfronteiras.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebster-award-2015.html

    ResponderExcluir

Coloque sua URL no comentário para que possamos retribuir ;)
Obrigada por comentar! Volte sempre.